Veja nesta página as principais informações sobre a ISO 9001 e ISO 9000 e entenda porque são as principais normas de gestão da qualidade.
O que é a ISO 9001?
A ISO criou a ISO 9001 em 1987 como parte de uma série, popularmente conhecida como ISO 9000, com o objetivo de estabelecer critérios para implantação de Sistemas de Garantia da Qualidade.
Assim, a primeira versão criou uma estrutura de três normas sujeitas à certificação, a ISO 9001, 9002 e 9003, além da ISO 9000 que era uma espécie de guia para seleção da norma mais adequada ao tipo de organização.
Algum tempo depois, com três anos de atraso, a ABNT emitiu a primeira versão ( tradução) da série no Brasil. A mesma foi “batizada” com o nome de série NBR 19000.
Posteriormente, em 1994, a série foi revisada, porém, sem grandes modificações, apenas com uma pequena ampliação e alguns esclarecimentos em seus requisitos, mantendo a mesma estrutura , ou seja três normas sujeitas à certificação.
Ao mesmo tempo, agora não mais com os três anos de atraso, a ABNT revisou as normas brasileiras, adotando o nome “série NBR ISO 9000”, alinhando-se com o resto do mundo que já adotava nomenclatura similar para suas versões nacionais ( exemplo: na Alemanha: DIN ISO 9000).
Depois, em Dezembro de 2000, a série foi totalmente revisada; além das alterações em sua estrutura, passou a ter apenas uma norma sujeita à certificação, a ISO 9001.
Assim, a norma trouxe o enfoque de gerenciamento de processos e o conceito de Garantia da Qualidade evoluiu para a Gestão da Qualidade.
A seguir, em 2008, a norma sofreu uma nova revisão, sem grandes modificações; pode-se dizer que foi apenas um ajuste de vocabulário.
No momento a ISO 9001 está na versão 2015 (ISO 9001 2015). Importantes mudanças ocorreram na norma, tornando-a mais moderna e alinhada à estratégia do negócio.
O que é a ISO?
A ISO é uma entidade internacional que cria normas para os diferentes mercados. Fundada em 1947 em Genebra na Suíça, suas normas são adotadas por mais de 180 países.
A Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT, é a representante oficial da ISO no Brasil.
A ISO ficou popularizada pela série 9000.
Assim, antes de sua emissão, era conhecida apenas nos meios técnicos. Hoje qualquer pessoal já ouviu falar na ISO como sinônimo de qualidade.
Todas as empresas precisam ter certificação ISO 9001?
Ter um certificado significa que uma empresa tem um Sistema gerencial voltado para a qualidade e que atende aos requisitos de uma norma internacional, de forma voluntária.
Portanto, não há obrigatoriedade para se ter a ISO 9001.
No entanto, muitas empresas, passaram a exigir de seus fornecedores a implantação e certificação como forma de reduzir seus custos de inspeção (teoricamente se o seu fornecedor tem um bom sistema que controla a qualidade, você não precisa ficar inspecionando os produtos que você adquire dele).
Este fato, no início aconteceu, principalmente com as estatais da época (Petrobras, Eletrobrás, Telebrás, etc.) e acabou se estendendo às grande empresas.
Hoje, qualquer empresa que fornece a uma outra grande empresa, é solicitada a ter um certificado ISO 9001.
Além disso, outros segmentos de mercado, que não fornecem diretamente às empresas também adotam a ISO 9001 como forma de marketing, ou seja, ter um sistema com reconhecimento por uma entidade independente é um grande elemento de marketing.
Outras implantam a ISO porque enxergam uma grande possibilidade de reduzir seus custos internos ( esse é o grande objetivo!).
Quais os princípios e requisitos da ISO 9001?
A ISO 9001 desde a sua primeira versão possui princípios e requisitos. Leia mais em nosso artigo Princípios e Requisitos.
Por que a ISO 9001 tem códigos diferentes em diferentes países?
Como dissemos anteriormente, a ISO é uma entidade internacional que cria normas que são adotadas pelos países membros de forma voluntária.
Cada país membro da ISO é representado por um associação que também cria suas próprias normas.
Assim, no caso do Brasil, a ABNT representa o país na ISO. As normas da ABNT sempre começam com o código NBR.
Portanto, ao adotar uma norma ISO integralmente, a norma aqui no Brasil é traduzida e recebe o código NBR ISO.
Na Alemanha, por exemplo, a entidade que cria normas é a DIN. Desta forma, lá naquele país, a norma recebe o código DIN EN ISO
No caso alemão, ainda há a sigla EN para demonstrar que é uma norma também da comunidade européia.
Para que serve a ISO 9001?
Em sua essência, a ISO 9001 é uma norma que visa estabelecer critérios para um adequado gerenciamento do negócio tendo como foco principal a satisfação do cliente e consumidor, através de uma série de ações, dentre as quais podemos destacar:
a) a empresa precisa estar totalmente comprometida com a qualidade (considerando qualidade = atendimento de requisitos do cliente, bem como os requisitos legais e aqueles considerados importantes pela própria empresa), desde os níveis mais elevados, até os operadores;
b) adequado gerenciamento dos recursos humanos e materiais necessários para as operações do negócio;
c) existência de informação documentada formalizando todas as atividades que afetam a qualidade;
d) monitoramento dos processos através de indicadores e tomada de ações quando os objetivos pré-estabelecidos não são alcançados.
Como comentamos acima, além dos aspectos exigência do cliente, diferencial de marketing, a ISO 9001 é uma excelente ferramenta gerencial.
Quem decide se uma empresa pode ter um certificado ISO 9001?
Depois que uma empresa, seja lá porque motivo foi, decidiu implantar a ISO 9001, ao final deste processo precisa contratar uma companhia certificadora que realizará uma auditoria a fim de verificar se a empresa atende aos requisitos da norma.
Esta companhia certificadora é uma entidade independente e autorizada para realizar as auditorias, por órgãos acreditadores.
Todo o Sistema de certificação é regulamentado mundialmente pelo IAF – International Accreditation Forum. É este organismo que estabelece, por exemplo, quantos dias são necessários para uma auditoria de certificação.
Quais os benefícios de se ter uma certificação ISO?
Do ponto de vista interno, manter um sistema de gestão da qualidade ISO 9001 vai ajudar sua empresa a minimizar custos através da prevenção de falhas.
Por outro lado, do ponto de vista do Marketing, o certificado ISO 9001 vai projetar sua empresa no mercado com um imagem de empresa que está preocupada com a Satisfação de seus clientes.
Hoje, muitas grandes empresas só compram de empresas com certificado ISO 9001.
Por isso, um certificado ISO 9001 gera confiança na sociedade como um todo. Desta forma, quanto mais empresas certificadas um país possui, mais a sociedade confia em seus produtos e serviços.
Assim, podemos considerar os seguintes benefícios ISO 9001:
a) reconhecimento por entidade independente de que o Sistema de Gestão da Qualidade atende a requisitos da norma ISO;
b) redução de custos através da prevenção de falhas;
c) aumento da satisfação dos clientes;
d) adequado nível de confiança nos serviços executados;
e) contínuo aperfeiçoamento da qualidade;
f) promoção da imagem da empresa;
g) contribuição para a obtenção de lucros
Quais as normas da família ISO 9000 ?
A ISO 9000 quando foi emitida pela primeira vez era uma espécie de guia para escolher a norma de requisitos aplicáveis a cada tipo de empresa.
Assim, em 1987 quando ela nasceu, também nasceram as ISOs 9001, 9002 e 9003.
Com a versão 2000, as ISO 9002 e ISO 9003 foram eliminadas e a ISO 9000 passou a ser uma norma de vocabulário e é assim até hoje, ou seja, uma norma que define os termos utilizados na moderna gestão da qualidade.
Já a ISO 9001 é a norma que estabelece os requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade e é com base nela que as auditorias são realizadas.
Assim, a ISO 9001 está na versão 2015.
Se sua empresa precisa de uma consultoria competente para auxiliá-lo na sua certificação, procure a SGQ. Estamos no mercado desde 1990 e já colaboramos com a certificação de centenas de clientes. Veja nossa página Consultoria ISO 9001 e entenda nosso método de implantação.
SGQ, a Consultoria ISO 9001 que vai junto com você até a sua certificação!